terça-feira, 15 de abril de 2008

O Tempo e o Vento

Vê esses 3 senhores alto astral aí do lado?

A foto marca um momento histórico: o tratado de paz entre Egito e Israel assinado em março de 1979.

Sentados estão da esquerda para a direita, o presidente do Egito, Anwar El-Sadat, o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e o primeiro-ministro israelense Menachem Begin.

Sobre o acordo, pode-se afirmar que firmar uma resolução entre líderes políticos às vezes é bem diferente que filtrar a opinião popular: 92% dos jovens egpicios consideram Israel um estado inimigo, segundo pesquisa feita em 1996 pelo Gabinete de Informação Egípcio e pelo Centro de Apoio de Decisão do país.

Já se vão 12 anos.

E o prêmio Nobel e ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, tá chegando no Oriente Médio.

Leva debaixo do braço o seu livro "Palestina: Paz e não Apartheid", onde compara a situação dos palestinos ao sofrimento dos negros frente a segregação racial na África do Sul.

Pra descabelar ainda mais o governo israelense, Carter quer visitar Khaled Meshaal, líder do grupo extremista Hamas , que vive exilado na Síria. Pessoa "não muito grata" a Israel.
Então, durante sua estada nas terras abençoadas, Carter não recebeu a segurança do Shin Bet -o serviço secreto israelense e o premiê Ehud Olmert, fez porque fez , bateu o pé e decidiu não recepcionar o político americano.
É dando que se recebe.




Um comentário:

  1. Tanto é verdade que o egípcios nunca engoliram esse tratado de paz, que meses depois Sadat foi assassinado enquanto assistia a um desfile militar.

    ResponderExcluir