segunda-feira, 23 de junho de 2008

Entupimento no espaço


Se você acha que a vida tá difícil, quando você chega do trabalho cansado, suado, depois do trânsito, do metrô lotado, de cabeça cheia, pronto pra tomar uma ducha, aquele banho quentinho e ao entrar no box percebe que a resistência do chuveiro queimou ou que o vaso sanitário entupiu, acredite... essas coisas não acontecem só contigo!

E o melhor, não são exclusividade desse planeta!

Não, não é assunto de disco voador e gnomo...

Imagine agora você com mais uma equipe de trabalho numa aeronave, flutuando no espaço, depois do jantar recheado de cápsulas de pepino e rabanete ( e você sonhando com aquela pizza de borda recheada) e de repente bate aquela dorzinha chata, indiscreta.

Então você sai meio que disfarçando para o único vaso sanitário de uma base espacial. Chega lá, se equilibra, segura com a sola do pé a base da privada ( repetindo mentalmente: vai dar tudo certo, vai dar tudo certo...) com a mão abre o manual de sobrevivencia pra pensar em outras coisas ( a litertura na nave não é a das mais variadas) , toma cuidado com o papel higiênico que instiste em roçar sobre sua cabeça, e depois do trabalho feito, despreocupadamente, puxa a descarga (não há mais o que fazer) e.... silêncio, puxa de novo e..... nada.

Começa a bater o desespero, você sabe como é no espaço, tudo flutua.

Sai voando mesmo.

Você fecha a porta correndo, vai direto pro telefone comunitário espacial e chama de qualquer forma, a cobrar mesmo a Terra...

"Olha, a situação tá preta aqui em cima"

E foi o que aconteceu na Estação Espacial Internacional (ISS).

A privada quebrou. Entupiu. Escafedeu.

Literalmente: esca - fedeu .

Não há problemas, disseram os técnicos daqui, com uma pitada de ironia...hoje tem gente especializada em tudo.

A NASA chamou o cosmonauta-encanador Oleg Kononenko para a missão urgente, urgentíssima de desencantar a tripulação.

Desencanar a situação.

E lá vai o Oleg pra Estação.

Na bagagem, além das ferramentas precisas, leva na mala, mais um pequeno estoque de sacos plásticos para a prevenção da equipe.

Daqueles que você, sem problemas, pode mandar qualquer coisa pro espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário