segunda-feira, 9 de março de 2009

Michelangelo Antonioni: "Blow Up" (Depois daquele beijo).



Madrugada cheia de simbolismos e da alienação em Londres dos anos 1960.

Michelangelo Antonioni no aparelho de DVD com "Blow Up" (Depois daquele beijo).

Mais uma escolha de trilhas inspiradas...dessa vez nas mãos musicais jazísticas de Herbie Hancock.

Não apenas: a banda The Yardbirds aparece tocando rock and roll durante algumas cenas em um show inusitado: o amplificador não funciona; o guitarrista fica enfurecido; o público é estático, com cara de cera até um músico quebrar o instrumento e tacar na platéia. Quem é que segura?

O protagonista do filme: um fotográfo estressado e reconhecido (David Hemmings) , cansado do trabalho com modelos e que acaba por descobrir um assassinato quando revela algumas fotos tiradas por ele durante um namoro de uma casal anônimo num parque.

A novidade é a chave da quebra de sua rotina: o fotográfo resolve investigar o crime por conta própria.

Em que momento um fato se torna importante pra você?

O recém investigador reconhece-se mais tarde novamente como fotógrafo, mas passa por novos caminhos: compra uma hélice de avião gigante numa loja de antiguidades; identifica-se com um velho rabugento que nega a realidade; instiga modelos oferecidas; reclama a liberdade, dribla o estresse com o próprio trabalho em forma de entretenimento, tirando fotografias pela cidade.

Entre um caso e um clique, um grupo de jovens mascarados, pintados e felizes aparece aqui e ali, pede dinheiro, grita e joga tênis numa quadra sem bola numa inspiração do que é real.

Sonho, imaginação ou paranóia?

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